Sobre
O Antiquis é uma organização independente que reúne profissionais de diferentes áreas para o estudo e registro da memória cultural do Alto Sertão da Bahia. Nossas pesquisas têm por objetivo a busca de vestígios das tradições ancestrais que ainda resistem ao tempo, seu registro para consultas e, contribuir, no que for possível, para o esforço e a manutenção das manifestações culturais junto às suas comunidades. O isolamento da região permitiu, ao longo das décadas, que as tradições populares – sua música, dança e poesia – fossem preservadas em boa parte de sua essência. Porém, com o tempo e influência da comunicação de massa, essas tradições correm o risco de desaparecer. Nossos projetos registram parte de uma cultura que ajudou a moldar a identidade do Sertão e permitem às próximas gerações o acesso a um universo antes escondido.
Colaboradores
Anderson Cunha
Compositor e Produtor musical. Coordenador dos projetos do Antiquis e integrante do Sertanília, onde produziu os discos “Ancestral” e “Gratia”. Produtor musical do projeto “Bahia Lírica e Musical”, da trilha sonora do filmes “Feira de Bahia” e das séries “Pequenos Narradores e Galera da Praia”, compositor das trilhas sonoras dos filmes “Tudo Tem um Tempo” e “Escravos e Santos” e da série “Auts”. Integrante do GEPERCS -CEPICR – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde como pesquisador.
Deicy Mendes
Produtora Cultural, Coordenadora do ANTIQUIS, orientadora e treinadora do SENAI. Proponente e realizadora do projeto Sertanês.
Zamana Brisa
Museóloga e Comunicóloga; mestra pela UFBA, Especialista em Gestão Cultural; Educação patrimonial e Educação ambiental. Atuou na direção do Museu do Alto Sertão da Bahia e atualmente coordena o Memorial dos Governadores da Bahia.
Márcio de Abreu
Bacharel em História com Habilitação em Patrimônio Cultural pela Universidade católica do Salvador. Mestre em Teoria Crítica e Estudo Culturais pela University of Nottingham e em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Doutorando em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia. Diretor do documentário Escravos e Santos. Autor do livro O Efeito Negro Encantado: Representações Étnico-raciais na Era Obama.
Sandra Célia
Pós doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Doutora e mestra em Ciências da Religião (PUC-GO).Pós- Graduada em Sociologia (UFMG) e História Econômica: Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Líder do GEPERCS – CEPICR – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde como pesquisadora.
Cássia Cotrin
Professora e cantora: Mestra em Música, especialista em Metodologia do Ensino das Artes e licenciada em Artes com Habilitação em Música/Canto. Atuou como professora em rede particular e pública de ensino, em Minas Gerais e Bahia, e como regente e preparadora vocal de coro infantil, juvenil e adulto no Rio Grande do Sul e na Bahia.
Edmilia Barros
Baiana, suburbana, natural de Conceição do Almeida (BA), atua na área de produção cultural desde 2010 e possui experiência em diversos festivais e eventos da Bahia, notadamente no universo da música. Neste período, atuou também na produção executiva e coordenação de produção de mostras audiovisuais, espetáculos de dança e teatro, além de eventos literários. É produtora técnica do Sofar Sounds Salvador e trabalha com Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz, Bruna Barreto e Filipe Lorenzo, além dos grupos Pradarrum e Sertanília.
Tiago TAO
Produtor cultural com mais de 20 anos de experiência, atuando com elaboração, gestão e produção de projetos culturais. Sócio-diretor da CulturaTAO, produtora com 6 anos de existente. Realiza a Produção Executivo do projeto “Terno de Reis da Comunidade de Curral de Varas”.
Qualquer pessoa pode colaborar com o Antiquis.
Caso tenha interesse em participar, envie um e-mail para contato@antiquis.com.br